Riscos envolvidos e consequências
Líquidos inflamáveis, metais incandescentes que compõem a estrutura de um barco, instalações elétricas e materiais inflamáveis são a combinação perfeita para dar início a um incêndio.
Segundo o relatório anual da Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS) o número de incêndios em embarcações, principalmente nas grandes, teve um aumento significativo nos últimos anos. Só em 2019 houve um recorde de 40 acidentes com incêndios em embarcações cargueiras, ou seja, um a cada dez dias. Na última década a terceira maior causa de perdas totais de embarcações foi incêndio, muitas vezes seguidos de explosões.
Normalmente, os incêndios que ocorrem em embarcações que transportam cargas, como os navios, tem seu início nos contêineres, devido a não declaração ou declarações incorretas de bens perigosos, como: produtos químicos e baterias. Quando não são feitas essas notificações, tais produtos são embalados de forma incorreta, o que resulta na ignição, podendo complicar a detecção e combate ao fogo. Vale ressaltar que quanto mais contêineres a bordo mais difícil torna-se o combate.
Os incêndios que ocorrem em embarcações tendem a ser destrutivos para a estrutura do barco, porque o fogo pode apagar rapidamente os motores da embarcação e parar com o funcionamento dos sistemas elétricos CA (Corrente Alternada) e CC (Corrente Contínua), além de ser nocivo às pessoas a bordo e ao meio ambiente. Como comentado, os incidentes, normalmente, têm início em locais de difícil acesso, o que impossibilita o combate do incêndio em sua origem, além de que dificilmente haverá equipamentos específicos para realizar o combate do incêndio manualmente.
Soluções RDM para o combate a incêndio em embarcações:
Contar com o equipamento certo e acessível a bordo, o início de um incêndio pode ser contornado – principalmente se o incidente tiver início na casa de máquina e a embarcação contar com um sistema de supressão automático.
A solução que oferecemos combate o incêndio em sua origem de forma autônoma e automática o que garante máxima proteção para as vidas a bordo.
Vantagens de contar com um sistema de combate a incêndio RDM em sua embarcação:
- Eficiência do produto: é necessária uma quantidade menor de agente comparado ao uso dos gases;
- Baixo custo de instalação: não é necessário a utilização de tubulação de descarga;
- Baixo custo de manutenção: não há necessidade de realizar testes hidrostáticos periodicamente;
- Sistema de detecção eficiente e mais próximo aos riscos;