Riscos envolvidos e Consequências

Uma nova tendência no fornecimento de sistemas elétricos pré-montados, os eletrocentros são utilizados pelos mais variados setores industriais e estão ganhando espaço nos últimos anos devido a sua praticidade e custo-benefício.
Por se tratar de uma solução na qual um dos seus principais objetivos é a facilidade, um incidente envolvendo fogo em um eletrocentro poderia ir na contra-mão da sua finalidade. Em muitos casos os seus danos são irreversíveis podendo ocasionar até mesmo a troca total da estrutura.

Quando um incêndio se inicia nesse local o seu alastramento pode ser muito rápido devido à presença de inúmeros materiais na forma de hidrocarbono, que são encontrados nos cabeamentos e nos isolantes. Em ambientes onde o fornecimento de energia é ininterrupto, como nas salas de baterias, pode ser propicio para explosões, devido ao acúmulo de alta concentração de gás hidrogênio.

As baterias também são elementos presentes nos eletrocentros e é preciso ter um cuidado extra com elas. Porque esse é um equipamento que possui diversos materiais inflamáveis e o armazenamento errado das baterias pode gerar altos riscos de incêndio.

Além do prejuízo material, o tempo que será gasto na instalação e montagem de um novo eletrocentro, trará grandes impactos para a obra e o fornecimento elétrico no qual é responsável.

Principais causas de um incêndio em eletrocentros:

  • Cargas excessivas: utilizar várias conexões pode acarretar no superaquecimento de condutores que não, necessariamente, foram calculados para suportar tal carga.
  • Curto circuito: instalações sem manutenção podem gerar contato entre a fase negativa e positiva, o que pode gerar centelhas.
  • Ausência de fusíveis e disjuntores: esses dispositivos protegem as instalações elétricas e a sua não instalação pode facilitar o princípio de um incêndio.

Soluções RDM para a Detecção e Combate a incêndios em eletrocentros:

Oferecemos um sistema completo de detecção e combate que age no princípio do incêndio reduzindo drasticamente os seus impactos. Este sistema possibilita a interligação com os equipamentos de HVAC, para que haja o desligamento imediato em casos de incêndio, diminuindo assim a possibilidade de expansão.

Dentre as soluções fornecidas pela RDM para o combate a incêndio em Eletrocentros os Sistemas de Combate fixo com gases  e o Sistema de Supressão de Incêndio com FirePro, são as tecnologias que se destacam pela sua eficiência e nível de certificação.

Para entender melhor qual é a importação de adquirir equipamentos certificados, confira o nosso artigo no Blog da RDM. Clique aqui.

Para mais informações:

Ligue para (19) 2042-4200 ou clique aqui.

Solicite um orçamento: comercial@rdm.ind.br




Solicite um orçamento