Riscos envolvidos e consequências:
O painel elétrico tem como principal função administrar todo o sistema de energia elétrica de uma empresa. Ele é fundamental em qualquer ambiente que necessite de energia, isso permite realizar a automatização dos equipamentos de forma segura e eficiente.
Existem muitos encargos dos painéis elétricos. Eles são responsáveis pela distribuição e controle da rede de energia, além de também ativar máquinas.
Por conta do seu uso variado, o painel elétrico é item indispensável em qualquer empresa.
As estatísticas revelam que a eletricidade continua sendo a principal causa de incidentes de incêndio em edifícios e instalações. Quanto mais equipamentos, maior o potencial de picos de energia, fadiga na fiação, circuitos sobrecarregados, supervisão de manutenção e falhas no equipamento. Incêndios em painéis elétricos deixados sem controle podem se espalhar rapidamente para outros equipamentos, causando danos colaterais e um perigo para as instalações e seus ocupantes.
5 principais causas de incêndios elétricos:
- Falta de manutenção;
- Distribuição elétrica desequilibrada;
- Fiação velha e com defeito;
- Armazenagem de combustíveis e outros itens inflamáveis junto com os painéis elétricos;
- Queda de raios.
A incapacidade de operar após danos causados por um incêndio elétrico pode ser muito mais onerosa do que somente a perda dos equipamentos. Danos consequentes, como perda de contratos comerciais e confiança do cliente, nem sempre são totalmente recuperáveis. Além disso, o impacto ambiental e o aumento dos prêmios de seguros da cadeia de perdas se tornam exponencialmente mais longos.
Norma ABNT NBR 16384 de Segurança em eletricidade:
Essa é uma norma que diz respeito as recomendações e orientações para que os trabalhos com eletricidade sejam seguros. Em toda e qualquer instalação elétrica é preciso considerar a possibilidade de ocorrer um incêndio. Então, todo colaborador que trabalha direto com os painéis elétricos, deve ser treinado para o combate a incêndios e possuir o conhecimento no sistema de prevenção e em primeiros socorros.
Em caso de uma ocorrência de incêndio, é recomendação da norma desenergizar as partes da instalação elétrica que possam estar envolvidas no incêndio ou que possam interferir nos procedimentos de combate a incêndio.
A não ser por aquelas que precisam manter energizadas para que o combate ao incêndio seja efetivo ou no caso se o corte de energia causar riscos adicionais.
Solução RDM para o combate a incêndio em painéis elétricos
Em conjunto com a FirePro, oferecemos um sistema confiável e autônomo de combate a incêndio em painéis elétricos. A tecnologia detecta e suprime o fogo dentro do gabinete em um estágio inicial minimizando os danos. O fogo é detectado e extinto rapidamente, impedindo sua propagação para o equipamento adjacente.
Benefícios da tecnologia oferecida pela RDM:
- Sistema com 15 anos de vida útil;
- Baixo custo de aquisição e manutenção;
- Tecnologia verde;
- Detecção de temperatura ou fumaça;
- Detecção e supressão automática de incêndio;
- Interface com CLP ou sistema de alarme.
Para mais informações:
Ligue para (19) 2042-4200 ou clique aqui.
Solicite um orçamento: comercial@rdm.ind.br