As consequências de um incêndio em um porto podem ser devastadoras. Veja como garantir mais segurança e evitar tragédias por meio de sistemas robustos e eficazes de proteção.
O setor portuário é um pilar fundamental para a economia brasileira, sendo responsável por 95% do comércio do Brasil com o exterior, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Só para se ter uma ideia, nos dois primeiros meses de 2024, o volume de carga ultrapassou a marca de 197 milhões de toneladas – 10% a mais que o mesmo período em 2023.
Um segmento que movimenta a economia de maneira tão grandiosa deve estar sempre protegido contra incêndios. Afinal, as chamas podem causar prejuízos astronômicos. Em fevereiro deste ano, o galpão da Receita Federal no Porto de Santos foi completamente destruído em decorrência de um incêndio.
O espaço abrigava equipamentos eletrônicos os quais seriam leiloados para angariar fundos para investimentos e outros setores. No entanto, as chamas consumiram todo o material, e estima-se que o prejuízo tenha ultrapassado o valor de R$ 3 milhões. Felizmente, não houve feridos nem fatalidades.
Por este motivo, é importante investir em soluções de prevenção e combate rápido a incêndios.
Os maiores riscos que podem causar incêndios em portos
Por ser um ambiente amplo e com diferentes tipos de espaços para as mais diversas finalidades, existem muitos fatores de risco de incêndio em um porto. Dentre os principais, destacamos:
- armazenamento de materiais perigosos e inflamáveis, como combustíveis, produtos químicos,;
- atividade de carga e descarga de eletrônicos que pode gerar faíscas;
- instalações elétricas antigas que podem gerar curto-circuitos;
- trabalho constante de soldagem que também gera faíscas;
- armazenamento inadequado de materiais combustíveis para navios e máquinas;
- falha humana: negligência, falta de treinamento, entre outros fatores.
Incêndios de grandes proporções em portos, como já vimos, podem causar:
- prejuízo financeiro;
- perda de cargas;
- fatalidades humanas;
- danos ao meio ambiente devido à toxidade da fumaça e dos resíduos que estão próximos do mar.
Novamente, ressaltamos: é primordial investir em soluções de prevenção e combate rápido às chamas.
Medidas de prevenção de incêndios em portos
Prevenir é sempre mais econômico do que restaurar danos. Confira algumas medidas:
- inspeções regulares nas instalações elétricas e espaços;
- controle rigoroso de materiais perigosos e medidas de armazenamento correto;
- treinamento e conscientização da equipe de colaboradores, inclusive com simulações de emergência e a criação de Brigada de Incêndio;
- implementação de um plano de segurança contra incêndios, com a identificação de riscos e oportunidades de melhoria.
Mas, quando a prevenção não basta e uma situação de incêndio ocorre, é preciso contar com sistemas de combate rápidos e altamente eficazes. Neste caso, nós, da RDM, podemos ajudar!
Soluções RDM para combate ágil e eficaz a incêndios em portos
Oferecemos soluções personalizadas para proteger cada ambiente de acordo com os riscos específicos presentes. Com uma análise detalhada, é possível identificar as necessidades de segurança e implementar tecnologias de ponta, como sistemas de supressão de incêndio automáticos, detectores avançados e geradores de aerossol, garantindo uma proteção eficiente e adaptada às características únicas de cada porto.
Dessa forma, asseguramos a mitigação de danos e a preservação de vidas e patrimônio, fornecendo a solução ideal para cada situação de risco.
Quer saber mais sobre as soluções de combate a incêndios disponíveis pela RDM? Entre em contato AQUI e solicite um orçamento. Juntos, podemos construir portos mais seguros!