Conheça os riscos de incêndios mais comuns em painéis elétricos e todas as medidas que é possível tomar para evitá-los.
Em ambientes residenciais, comerciais, industriais e muitos outros, os Painéis Elétricos são componentes cruciais responsáveis pela distribuição de energia. Além disso, os Painéis Elétricos também têm a função de proteger o sistema elétrico de sobrecargas e de controlar o fluxo de energia, regulando a intensidade da corrente elétrica.
Como podemos notar, os Painéis Elétricos são componentes fundamentais para que a operação dos ambientes citados acima permaneça sempre ativa e qualquer problema que eles possam ter, impacta diretamente na produtividade.
Por serem uma parte fundamental das instalações elétricas, os Painéis Elétricos também estão sujeitos a riscos de incêndio, caso não sejam mantidos de maneira correta.
Quais os maiores riscos de incêndio em Painéis Elétricos?
Entre os riscos mais comuns, podemos destacar:
Sobrecarga
Esse problema pode superaquecer fios e causar incêndios.
Curto-circuito
Por ser um ambiente com muitos fios, é possível que haja contato entre dois fios desencapados.
Conexões soltas
Seja por falta de cuidado ao realizar a conexão ou por motivo de fios corroídos, as conexões mal feitas podem causar incêndios.
Componentes com defeito
É necessário estar sempre atento ao funcionamento pleno de componentes como disjuntores e fusíveis que, quando defeituosos, podem causar problemas.
Acúmulo de sujeira
Sujeiras como o pó, por exemplo, podem aumentar o acúmulo de calor em Painéis Elétricos, facilitando o surgimento de incêndios.
Instalações fora de padrão
Fios inadequados ou mal dimensionados podem comprometer os Painéis Elétricos e causar incêndios.
Fique atento aos sinais!
Quando o Painel Elétrico começa a apresentar aquecimento excessivo, cheiro de queimado, ruídos diferentes dos comuns e disjuntores disparando com frequência, é porque algo está errado.
Esses sinais podem indicar sobrecarga ou curto-circuito e é preciso estar atento a eles. Para prevenir esses riscos, algumas medidas são obrigatórias.
O que fazer para prevenir incêndios em Painéis Elétricos?
Como vimos, é primordial estar sempre atento aos sinais que o Painel Elétrico dá e que podem acarretar incêndios. Além disso, é preciso tomar medidas de segurança, como:
– Fazer a manutenção regular e a inspeção de componentes.
– Verificar se a instalação está correta e não foi adulterada.
– Usar materiais adequados tanto na composição do Painel Elétrico quanto no momento da manutenção e inspeção.
– Utilizar disjuntores e fusíveis certos.
– Manter os Painéis Elétricos sempre limpos.
– Evitar sobrecargas não conectando muitos aparelhos ao mesmo tempo.
– Seguir sempre a norma ABNT NBR 16384 de Segurança em eletricidade: a norma que diz respeito às recomendações e orientações para que os trabalhos com eletricidade sejam seguros.
– Em casos industriais e comerciais, contar com sistemas inteligentes de prevenção e combate a incêndios.
Neste último tópico, a RDM pode auxiliar!
RDM oferece sistemas de combate a incêndios em Painéis Elétricos
A RDM, em parceria com a FirePro, oferece um sistema confiável e autônomo de combate a incêndios em painéis elétricos.
Devido a sua flexibilidade de aplicação e seu design compacto, as unidades cilíndricas são a solução ideal para painéis elétricos. Com a capacidade de serem instalados diretamente dentro dos painéis, eles oferecem uma proteção direta e eficaz. O menor gerador da linha FirePro possui dimensões de 32 mm de diâmetro e 180 mm de altura, demonstrando a sua capacidade de fornecer segurança em espaços limitados.
Esta solução é capaz de detectar e suprimir o fogo dentro do gabinete em um estágio inicial, reduzindo prejuízos. O fogo é detectado e extinto rapidamente, impedindo sua propagação para o equipamento adjacente.
Para conhecer mais sobre essa e outras soluções em combate a incêndios, acesse nosso site: www.rdm.ind.br